Lutinhas em Lisboa #8

No passado dia 25 de Maio, no 1UP Gaming Lounge em Lisboa, decorreu a oitava edição do Lutinhas em Lisboa, um evento organizado pelos PTFighters com torneios de vários jogos de luta. Nesta iteração, foram realizados torneios de Street Fghter V, Dragon Ball FighterZ, Mortal Kombat 11 e por último, Tekken 7.

O grande foco deste evento foi o torneio de Tekken, tendo contado com um número quase inédito de participantes, com 54 competidores. Isto é importante de realçar, pois este torneio foi também o primeiro Dojo Event da Tekken World Tour em Portugal.

Ou seja, o vencedor teria hipótese de ganhar pontos para a classificação mundial dos rankings da Tekken World Tour. Os pontos dependem do número de inscritos, com escalões de 16,32,64, e 96 jogadores. Tendo alcançado os 54 inscritos, este torneio obteve a categoria de Dojo 32.

O evento viu várias caras novas e também velhos conhecidos da comunidade a lutar pela oportunidade de colocar o seu nome nos rankings da Tekken World Tour. Foi um torneio com muitas reviravoltas, e muitas boas partidas, mesmo ainda fora do Top 8.

Nem todos os matches foram transmitidos através da Internet, devido a falta de tempo para tal e dada a grande escala do torneio. Contudo, as partidas transmitidas foram todas empolgantes de uma maneira ou de outra. Em especial destaque, temos as partidas entre Rui Murteira Gomes, sendo esta a sua primeira presença num evento offline e um dos veteranos mais conhecidos da comunidade, Jondesu.

Murteira é um dos membros da comunidade portuguesa mais conhecidos no ambiente online europeu de Tekken. Quem ainda não conhecer Jondesu, não se preocupem, pois terão bastantes oportunidades para o conhecer no futuro, inclusive numa pequena surpresa por parte do Tekken Portugal.

No lado das Winners do Top 8, tivemos ORO | Seifer vs MrNuvas, uma partida na qual a maioria esperava já a vitória de Seifer, mas MrNuvas deu luta com a sua Josie, mas acabou por perder 2-1.

Depois, tivemos JFSL vs HEX | ChiefJ, uma partida que muitos queriam ver pois esta seria a grande desforra entre estes dois jogadores, depois de JFSL ter perdido no Lockdown 2018 contra ChiefJ. Desta vez JFSL veio preparado e prevaleceu, numa batalha renhida, mas sempre com espirito de camaradagem.

Na Winners Semi-Final, JFSL e Seifer defrontaram-se e Seifer ganhou 2-0, de forma convincente, partindo então para a Winners Final.

Do outro lado da Winners Quarters, este também preenchido por grandes veteranos da comunidade, Jondesu e OLD DOGS | Lombriga jogaram e Jondesu ganhou 2-0, partindo a sua Winners Semi Final.

Nessa Winners Semi Finals quem esperava Jondesu era Dodompa, que para chegar a esta partida, teve de enfrentar UDL | MikeSilva, um veterano da comunidade que não se deixou ir abaixo sem luta, tendo Dodompa ganho 2-1.

A partida entre Dodompa e Jondesu terminou 2-0 para Jondesu, sendo esta uma rivalidade que já dura há muitos anos na nossa comunidade, desde os tempos áureos do Tekken 6. Com toda esta história por trás, Jondesu provou que conhece bem Dodompa, levando a melhor nestas partidas.

Tinhamos assim o palco montado para a Winners Finals, entre Seifer e Jondesu. Nestas partidas, Seifer saiu vitorioso 3-1, enviando Jondesu para o lado das Losers. Contudo este não seria o fim para Jondesu, que aguardou pacientemente nas Losers Finals quem o viesse enfrentar.

Nas Losers Quarter Finals, JFSL defrontou MikeSilva e Dodompa lutou contra MrNuvas. JFSL provou que já conhecia o estilo de jogo de MikeSilva, adaptando-se e ganhando 2-1, enquanto que MrNuvas não conseguiu estar à altura de Dodompa, perdendo 0-2.

Na Losers Semis, Dodompa e JFSL jogaram um contra o outro em pé de igualdade, pois tendo os 2 excelente conhecimento da personagem do adversário e as suas tendências, foi uma batalha mental e de antecipação das jogadas do adversário, que dos movimentos das personagens, sendo JFSL o vencedor.

Na Losers Final, JFSL desafiou Jondesu pela oportunidade de ir ás Grand Finals, onde Seifer aguardava.  JFSL ainda conseguiu ganhar uma partida, mas Jondesu estava completamente focado em desafiar Seifer mais uma vez, e assim venceu JFSL 3-1.

Por fim, nas Grand Finals deste evento, Jondesu voltou para a vingança. Estando já os dois jogadores cansados e após muitos confrontos, ocorreram as partidas finais deste torneio emocionante.

Embora tenha perdido para Seifer nas Winners Finals, Jondesu não deixou que esse pensamento perturbasse a sua vontade de ganhar. Demonstrando que tinha reflectido sobre as partidas anteriores, Jondesu ganhou o primeiro set destas Grand Finals 3-0, dando um reset e começando um novo conjunto de partidas.

Seifer, conhecido pelo seu Noctis, Geese e Devil Jin, optou por se manter fiel ao Noctis, nunca trocando de personagem ao longo dos vários jogos. Quer tenha sido este o erro que lhe custou a vitória ou outras razões, não sabemos, mas sabemos que Jondesu obteve a sua desejada vingança.

Jondesu atingiu a vitória, noutro 3-0 limpo, provando a sua superioridade sobre os outros jogadores do torneio, e sendo assim o primeiro jogador português a ganhar pontos TWT em solo nacional.

O Top 8 foi constituido por Jondesu, ORO | Seifer, JFSL, Dodompa, MrNuvas, UDL | MikeSilva, HEX | ChiefJ e OLD DOGS | Galinacio.

Foi um torneio atribulado, com muito calor e suor e esforço, tanto pelos jogadores como pelos organizadores, mas no final do dia, todos se juntaram para celebrar a sua paixão pelo Tekken, novos jogadores puderam obter experiência em primeira-mão de torneios e um formato mais formal de jogar jogos de luta, os veteranos observaram como a comunidade se encontra em plena expansão e crescimento, passando assim o testemunho a uma nova geração, mas demonstrando que não se vão deixar ficar para trás e que ainda têm muito para ensinar e aprender também.

Para ver as informações completas do evento, carregue aqui.

Recommended Posts